______________________________________________________________________________
Física às margens da CAMPANHA PELA VIDA DA CRIANÇA NO TRÂNSITO
O freio pode parar o carro, mas é o cinto que para você!
______________________________________________________________________________
Tudo que anda, tem que parar. Pode ser uma parada programada, desejada, cadenciada, com segurança e sem aperreio. Mas também pode ser uma emergência, num susto, para evitar um acidente. Qualquer que seja a motivação, pode ser necessário desacelerar o carro da velocidade em que se encontra até o repouso. Logo, quanto mais rápido o movimento, mais forte a freada (necessária para uma parada total). Pode ser que o motorista consiga frear o carro, até pará-lo, antes que haja colisão. Mas pode ser que não! Pode ser que haja a colisão; e a freada então seria mais brusca, com o carro sendo parado pelo obstáculo em um intervalo de tempo muitíssimo menor do que com o uso dos freios!
Antes de continuar a leitura do texto, assista ao vídeo:
O Freio para o carro. O cinto para o homem (motorista) e a mulher (passageira ao seu lado). A criança, sem cinto (absurdo!), continua o movimento que tinha - juntamente com o carro, o homem e a mulher - antes dos freios serem acionados. Neste caso, nem o para-brisas parou a criança!
O vídeo acima é peça de uma campanha do Federal Ministry for transport, Innovation and Technology, da Áustria. Uma publicação deles - sobre o uso correto das cadeirinhas para crianças - informa que "uma colisão a apenas 15 km/h pode ser fatal para uma criança sem a proteção do acento de segurança. E que sem o uso da cadeirinha, o risco de morte é sete vezes maior.
No Brasil, a ONG CRIANÇA SEGURA - juntamente com a Associação Brasileira de Produtos Infantis (ABRAPUR) - realiza a Campanha pela Vida da Criança no Trânsito, que tem como objetivos "alertar, esclarecer e conscientizar a sociedade brasileira para a importância do uso dos dispositivos de retenção para transporte de crianças em veículos".
(...)
"Dispositivos de retenção para transporte"... Eis a Física na (às margens da) campanha! Os freios param o carro; mas é o cinto - ou, nesse contexto, a cadeirinha - que para a criança!
E, para não dizer(em) que não falei na Física, aí vai: inércia!
O vídeo acima é peça de uma campanha do Federal Ministry for transport, Innovation and Technology, da Áustria. Uma publicação deles - sobre o uso correto das cadeirinhas para crianças - informa que "uma colisão a apenas 15 km/h pode ser fatal para uma criança sem a proteção do acento de segurança. E que sem o uso da cadeirinha, o risco de morte é sete vezes maior.
(Ver texto original em http://www.bmvit.gv.at/en/service/publications/downloads/safecarrides_folder.pdf)
No Brasil, a ONG CRIANÇA SEGURA - juntamente com a Associação Brasileira de Produtos Infantis (ABRAPUR) - realiza a Campanha pela Vida da Criança no Trânsito, que tem como objetivos "alertar, esclarecer e conscientizar a sociedade brasileira para a importância do uso dos dispositivos de retenção para transporte de crianças em veículos".
(...)
"Dispositivos de retenção para transporte"... Eis a Física na (às margens da) campanha! Os freios param o carro; mas é o cinto - ou, nesse contexto, a cadeirinha - que para a criança!
E, para não dizer(em) que não falei na Física, aí vai: inércia!
______________________________________________________________________________
Idelfranio lendo - pelo menos em parte - o texto acima.
[Ouça esta e outras leituras em www.gengibre.com.br.]
______________________________________________________________________________
